Do alto do morro da TV...
(Parte 1)
A primeira geradora de televisão da cidade e do estado foi a TV Sergipe (Radio Televisão de Sergipe S/A), a empresa foi aberta no ano de 1968, mas, a emissora apenas entrou no ar em 15 de novembro de 1971. Sendo uma retransmissora da TV Tupi. Com o passar dos tempos tornou-se a mais importante emissora de televisão da cidade. E em 1982, tornou-se afiliada a Rede Globo.
Com a consolidação da empresa, foi criada a FM Sergipe, fundada em 11 de junho de 1984, tendo sido a primeira emissora de FM do estado com programação ao vivo. Mais tarde, no ano de 2001, foi criado o site de noticias da emissora, o emsergipe.com.
Atualmente, a emissora de TV possui eventos como a Copa TV Sergipe de Futsal e o concurso de quadrilhas juninas “Levanta Poeira”, entre outros, enquanto a radio organiza um dos eventos que compõem o calendário das festas juninas do estado o “Forrozão”.
A segunda emissora de televisão da Aracaju é a TV Atalaia (Televisão Atalaia Ltda.) tendo sido fundada em 17 de maio de 1975, pertencendo ao ex-governador Augusto Franco, mas tarde passou a ser administrada pelo empresário Walter Franco.
A TV Atalaia foi à primeira emissora do norte-nordeste a exibir sua programação em cores, e seu feito mais recente foi ser a primeira emissora do norte-nordeste a exibir seus telejornais em alta definição.
Com o fim da TV Tupi, tornou-se afiliada a recém inaugurada Rede Bandeirantes e no ano de 1986, tornou-se afiliada ao SBT, emissora a qual foi afiliada até o ano de 2006, quando se afiliou a Rede Record.
O contrato com a Record foi assinado no dia 28 de junho de 2006, no Quality Hotel, anexo ao Shopping RioMar.
(Parte 2)
Em 1985, foi criado a terceiram emissora de televisão da cidade de Aracaju, a TV Aperipê, sintonizada no canal 2 VHF.
Em outubro de 2007, a Aperipê TV foi a primeira emissora do país a assinar o termo de adesão à TV Brasil.
Um dos marcos recentes da emissora, foi a transmissão para todo o Brasil do São João de Sergipe, com a parceria com a EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Durante a transmissão nacional os festejos do Forró Caju e do Arraiá do Povo entraram no ar mostrando a grandiosidade da tradição junina sergipana.
Recentemente, os funcionarios da emissora anunciaram que pretendiam paralizar suas atividades.
A quarta emissora a de televisão do estado de Sergipe foi a TV Jornal, fundada em 1987. Era sintinizada no canal 13 VHF. Entrou no ar retransmitindo a programação da Rede Manchete, sendo uma das primeiras afiliadas a rede no nordeste. Mas, devido a crise da Rede Manchete, em 1992, afiliou-se a Rede Bandeirantes.
Algumas pessoas contam, que durante a gestão de um dos governadores do estado, equipamentos que chegavam para a TV Aperipê eram desviados para a recém-criada TV Jornal.
Após dez anos da fundação da emissora, os proprietários resolveram vender a emissora, apresentando-se para comprar a TV Canção Nova, que não era muito conhecida até então. Após a compra procedeu-se o fim da afiliação com a Band e surgiu a TV Canção Nova Aracaju.
A TV Canção Nova é reconhecida pelo Ministério das Comunicações como Fundação Joâo Paulo II de Aracaju-SE.
(Parte 3)
No dia 3 de junho de 1998 é fundada a TV Cidade, nessa epoca podia apenas ser sintonizada no canal 20 da NET.
A emissora foi fundada a partir do sucesso da transmissão do Pré-Caju um ano antes da fundação da emissora. Sua primeira sede contava apenas com um estudio e seu primeiro programa foi o Batalha na TV, exibido até os dias atuaise que na proxima quarta feira (07/04) completará 3.000 programas no ar.
A TV Cidade foi a primeira emissora local de televisão por assinatura do nordeste e a 15ª do país.
Afiliou-se a Rede TV! no dia 5 de junho de 2006, antes desse fato contava apenas com produções locais que eram reprisadas muitas vezes.
No ano de 2007, a emissora passou a ser sintonizada também no canal 48 da Lig TV (atual JET).
No ano de 2001, foi a vez do segundo canal local de televisão por assinatura da cidade de Aracaju, a TV Caju.
A sua grade de programação já contou com alguns programas que hoje encontram-se na televisão aberta.
Apesar de continuar sendo uma emissora totalmente local segundo a propira empresa, sua grade de programação atualmente é formada em sua maior parte por programas de vendas e evangelicos.
No dia 22 de junho de 2004, foi fundada a mais nova emissora de televisão do estado, a TV Alese.
Emissora da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, transmite principalmete sessões legislativas e alguns programas de entrevistas sobre politica.
Meses após sua fundação, tentou-se junto ao Ministério das Comunicações, uma concessão para televisão aberta, mas recentemente o processo foi arquivado, limitando o alcance da população a mais um canal de interesse publico.
(Parte 4)
Em 18 de dezembro de 2008, a TV Atalaia anunciou em seu telejornal o inicio das transmissões digitais na cidade de Aracaju. Sendo que no dia 22 de janeiro de 2009, houve a inauguração oficial do sinal, mas que somente obteve outorga oficial no segundo semestre do ano de 2009. A inauguração do sinal ocorreu no dia em que teve inicio o Pre-Caju 2009, previa carnavalesca que ocorre todos os anos no mês de janeiro na cidade. Mas as transmissões em HDTV somente tiveram inico pouco mais de um ano depois, com a transmissão dos Jogos de Vancouver 2010 pela Rede Record e mais tarde com o Jornal do Estado. Primeira emissora do norte-nordeste a transmitir seus telejornais em HDTV.
Em 12 de novembro de 2009, a TV Canção Nova colocou no ar em fase experimental seu sinal digital, sendo então a mesma transmissão do canal analogico, até então nunca exibiu programas em HDTV. Poucos dias depois, recebeu a consignação oficial do Ministério das Comunicações.
Em 26 de novembro de 2009, a TV Sergipe colocou no ar seu sinal de forma experimental, sendo exibida na maior parte do tempo barras coloridas com a logomarca da emissora e a frase: "Transmissão Experimental". Chegou a exibir programas da Rede Globo em HD no Horario de Verão. Teve sua inauguração oficial no dia 1º de março de 2010. Seu primeiro programa gravado e editado no estado foi o "Terra Serigy".
Das geradoras de televisão aberta da cidade de Aracaju, apenas uma ainda não conta com o sinal digital, a Aperipê TV, mas que já anunciou que em breve irá colocar seu sinal digital no ar, a emissora já conta com alguns dos equipamentos necessarios para transmissão digital.
Outro fato que está acontecendo atualmente, é a concorrencia para um novo canal de televisão